Farah critica atendimento em centros de cadastramento de benefícios

O vereador Pablo Farah (sem partido) sugeriu à Câmara Municipal de Belém, nesta terça-feira (23), a formação de uma comissão parlamentar para estudar e encaminhar ações para melhorar o funcionamento das unidades de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Belém.

De acordo com Farah, milhares de pessoas estão sendo prejudicadas pelo atendimento ruim dos CRAS. A maior parte das queixas que chegaram ao vereador diz respeito a uma quantidade abusivamente pequena de fichas que dariam acesso ao atendimento. Muitas vezes, segundo ele, 10 fichas apenas, para desespero de centenas de pessoas vulneráveis, aglomeradas em longas e demoradas filas, expostas ao sol e à chuva. A maioria, como observou Farah, gasta o pouco dinheiro que tem com transporte para chegar ao CRAS e não tem condições financeiras para se alimentar na rua.

CRAS são órgãos destinados ao atendimento de questões relativas a benefícios sociais tais como aposentadoria, Benefício de Prestação Continuada (BPC), bolsa família, Cadastro Único, Programa Minha Casa Minha Vida, tarifa social de energia elétrica, Pronatec e outros. Todos os cadastros e recadastramentos de benefícios federais devem ser feitos nesses centros.

Para começar, a comissão de vereadores a ser formada, previu Farah, deverá se reunir com o presidente da Funpapa, órgão municipal mais ligado aos trabalhos dos CRAS, e visitar cada unidade desses centros em Belém, nos bairros do Aurá, Guamá, Cremação, Jurunas, Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci, Barreiro, Bengui, Pedreira, Tapanã e Terra Firme.