Muito além dos desfiles, o Carnaval tem um significado amplo e profundo entre a população, conforme o Fernando Carneiro (PSOL). Ele abordou a realização dos desfiles oficiais no último fim de semana, elogiando os realizadores, como PMB escolas de samba, mas dedicou seu pronunciamento ao papel das agremiações carnavalescas em seus bairros e territórios, como fator de pertencimento, locais de reunião da comunidade e desenvolvimento de trabalho profissional e social durante o ano todo.

“São locais de geração de emprego e renda e de ações sociais, principalmente”, disse Carneiro, fundamentando nesse argumento a necessidade do apoio do poder público à realização do Carnaval. Embora reconhecendo a existência de problemas urgentes em outras áreas administrativas, o psolista reiterou a importância da cultura como estimuladora da economia e da autoestima da população.

Baixadas – Carneiro também informou a realização da COP das Baixadas, no último sábado, na Usina da Paz do Jurunas. Explicou que o evento foi uma iniciativa de vários movimentos sociais dos bairros de Belém, com o objetivo de reunir propostas da periferia direcionadas à possível realização da COP 30 em Belém, em 2025. “É preciso dar vez e voz às pessoas mais atingidas pela crise climática que, no caso de Belém, são justamente os moradores das baixadas periféricas. As baixadas têm muito a dizer”, alertou.

Finalizando, Carneiro anunciou a apresentação de um projeto de lei que proíbe empresas que tiverem em seus quadros pessoas responsabilizadas por assédio eleitoral, publicação de fake news e ações contrárias ao estado democrático de direito de celebrar contratos com órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura de Belém.

Texto: Socorro Gomes

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade