Nesta terça-feira (30) alguns assuntos foram destaque na 57ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Belém, como: o debate dos candidatos à Presidência da República, realizado pela emissora Band neste domingo (28), o alto valor da tarifa de energia elétrica cobrada no Estado, a necessidade dos alunos da rede municipal de ensino terem conhecimento a outras fontes de energia, dentre outros.
O vereador Pablo Farah iniciou a sessão propondo a implementação de uma cartilha informativa na grade curricular de ensino do município que apresente diversas fontes de energias aos estudantes. “Os alunos precisam ter acesso e conhecimento sobre outras fontes de energias, como a sustentável”, pontuou o vereador. O vereador Roni Gás (PROS) falou sobre a questão das mudanças climáticas, sobre o meio ambiente e sobre o vendaval que aconteceu semana passada que atingiu a Região Metropolitana Belém. O parlamentar parabenizou atuação da Prefeitura de Ananindeua e cobrou providências da Prefeitura de Belém a respeito desse problema.
O vereador Fernando Carneiro (PSOL) criticou o valor da tarifa de energia elétrica cobrada no Estado e ressaltou que o Pará é um dos maiores produtores de energia e “a população é quem paga mais caro pelo serviço”, destacou o vereador.
O vereador Miguel Rodrigues (PODEMOS) elogiou o trabalho do governador Helder Barbalho nos 144 municípios do Estado e o da COSANPA em alguns bairros da cidade. O parlamentar declarou seu apoio ao candidato a Deputado Estadual Igor Normando. A vereadora Enfermeira Nazaré (PSOL) falou sobre o Dia Nacional da Conscientização da Esclerose Múltipla, destacando a importância da data. A parlamentar falou, também, sobre a aprovação do Projeto de Lei que obriga os planos de saúde a cobrirem tratamentos além daqueles do rol taxativo. E finalizou seu discurso falando sobre a questão do racismo que ainda é muito presente no país.
O vereador Amaury da APPD (PT) criticou o serviço de transporte coletivo destinado ao Distrito de Mosqueiro e solicitou providências para essa questão. “ É preciso um olhar com mais carinho da PMB para resolver esse problema”, disse o vereador.
O vereador Josias Higino (PATRIOTA) destacou a necessidade de maior atuação das secretarias municipais para solucionar os problemas da cidade. O parlamentar proferiu comentários sobre o debate dos candidatos à Presidência da República que aconteceu na emissora de TV Band, no último domingo (28). O vereador Matheus Cavalcante (CIDADANIA) falou sobre o processo eleitoral deste ano e sobre o debate dos candidatos à Presidência da República no canal da Band neste domingo (28).
Ao final da sessão foi aprovado o requerimento, de autoria da vereadora Lívia Duarte (PSOL), que solicita uma Sessão Especial para celebrar a cultura no município de Belém, também foi aprovado o requerimento, de autoria do vereador Fernando Carneiro (PSOL), que solicita uma Sessão Especial para discutir os impactos, as vantagens e as desvantagens da privatização do serviço de abastecimento de água em Belém. Ambas sessões ainda terão dias datas e horários confirmados.