As manifestações contra a eleição de Lula, as condições dos cemitérios do município e os problemas da cidade foram os assuntos mais comentados durante a 66ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (7).
O vereador Josias Higino (PATRIOTA) iniciou a sessão falando sobre o problema do inverno para o município que provoca vários pontos de alagamentos pela cidade, especialmente no bairro do Guamá, segundo ele. O parlamentar solicitou providências para solucionar essa questão. O vereador Matheus Cavalcante (CIDADANIA) falou sobre a mobilização de pessoas que não aceitam a vitória do presidente Lula, o parlamentar criticou a falta de atendimento das UPAS na capital e de medicamentos, “a saúde de Belém está sendo sucateada”, pontuou o vereador. O vereador Fábio Souza (PSB) falou sobre o problema da falta de manutenção dos cemitérios do município, expondo as dificuldades que as pessoas enfrentaram nesses locais ao visitarem seus entes queridos no Dia de Finados. O parlamentar criticou a postura da Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN) em relação a este problema.
O vereador Fernando Carneiro (PSOL) falou sobre o aumento de salário dos acionistas da empresa Petrobras e sobre a falta de recursos para 2023 que o presidente eleito irá enfrentar. O parlamentar fez um apelo à PMB para que ela convoque as pessoas aprovadas em concursos públicos do município. A vereadora Enfermeira Nazaré (PSOL) falou sobre as manifestações contra a vitória do presidente do Brasil eleito, criticando as solicitações de intervenção militar. A parlamentar durante seu pronunciamento lamentou os crimes de racismo que ainda acontecem pelo País. O vereador Pablo Farah parabenizou a ginasta Rebeca Andrade pela sua vitória no mundial neste final de semana e todos os esportistas que “levam o nome do Brasil para o mundo todo”. Por fim, a vereadora Lívia Duarte (PSOL) falou sobre seu Projeto de Lei que solicita a indicação da licença a maternidade no painel de votação da Casa. A parlamentar agradeceu o empenho público do governador Helder Barbalho durante a campanha de Lula.
No final da sessão foi aprovado o requerimento, de autoria do vereador Zeca Pirão (MDB), que solicita Sessão Especial para comemorar o Dia do Biomédico.