Combate ao abuso contra crianças deve ser de todos e todo dia, prega vereador

0

O vereador Juá Belém (Republicanos) saudou a chegada do mês de Maio Laranja, dedicado nacionalmente ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Na condição de membro da Comissão Permanente de Proteção à Infância, o vereador convidou os colegas a participarem de uma sessão especial, no próximo dia 15, para debater e juntar esforços para ampliação da rede de proteção à infância. “Os crimes contra crianças e adolescentes devem ser combatidos todos os dias, de todos os meses, por toda a sociedade”, afirmou.

Na opinião de Juá Belém, nos dois anos e cinco meses decorridos da atual legislatura pouco se avançou em termos de ações concretas de combate à pedofilia. Exemplificou com a criação de mais um conselho tutelar, para atuação na Região das Ilhas, que foi aprovada e sancionada mas ainda não saiu do papel. Outro instrumento lembrado pelo vereador, a Casa Laranja, para acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de abusos, também não foi efetivada. “Todas as ferramentas que temos para trabalhar nesse tema precisam ser fortalecidas”, salientou.

O republicano pediu ao prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) mais empenho no tratamento dado ao tema pelo Executivo. “É impossível querer evoluir como seres humanos ou tratar de outros temas aqui nesta Casa sem cuidar primeiro de proteger as crianças e os adolescentes”, afirmou. Ele finalizou solicitando que o prefeito de Belém tome providencias para melhorar o atendimento ao público dos CRAS, composto quase exclusivamente por mães, muitas com crianças de colo, em busca de programas sociais, que são submetidas a horas de espera em grandes filas, expostas a sol e chuva.

Texto: Socorro Gomes

Os comentários estão fechados.