CMB homenageia o bicentenário da Imprensa do Pará

A Câmara Municipal de Belém realizou nesta quarta-feira (25) a Sessão Especial em homenagem ao bicentenário da Imprensa no Pará. De autoria do presidente Zeca Pirão (MDB), a sessão contou com a presença do Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), parlamentares da Casa, membros da Academia Paraense de Jornalismo (APJ), empresários e membros representantes de entidades de classes.

Para Edmilson Rodrigues o jornalismo tem compromisso com a informação e com a verdade. O prefeito parabenizou a Casa, por meio do presidente Zeca Pirão, pela iniciativa em realizar a sessão, visando homenagear os jornalistas e a imprensa no Pará: “o jornal ‘O Paraense’ foi o quinto jornal no Brasil. Hoje, estamos festejando os 200 anos da imprensa e do jornalismo que muito colaboraram para nossa história. Gostaria de parabenizar os jornalistas, a APJ, o Sindicato dos Jornalistas pela contribuição histórica à democracia”, pontuou o prefeito de Belém.

O jornal “O Paraense” foi o primeiro jornal do Pará e de toda a região norte do Brasil, fundado por Felipe Patroni, circulou pela primeira vez no dia 22 de maio de 1822 e defendeu uma Constituição do Pará, a Independência do Brasil, o fim da escravidão e, fundamentalmente, as liberdades democráticas.

Segundo o presidente da Casa, vereador Zeca Pirão (MDB), o principal papel do jornalismo na sociedade é fornecer informações corretas e verdadeiras e, no atual contexto, combater as fake news, por meio de um jornalismo investigativo e detalhado “nós vemos muitas fake news com intuito de prejudicar milhares de pessoas. Por isso, é fundamental termos em nossa sociedade jornalistas sérios e comprometidos com a verdade, que investigam uma notícia antes de divulgá-la”, disse o vereador Zeca Pirão.

A presidente da APJ, Franssinete Florenzano, agradeceu aos vereadores da Câmara, na pessoa do presidente da Casa, vereador Zeca Pirão, pela homenagem que receberam na Sessão Especial.  “Essa sessão é emblemática e histórica. Nós viemos hoje falar de personagens que se destacaram há dois séculos no jornalismo no Pará, existem muitos jornalistas que a população desconhece e que foram protagonistas da própria história do Estado. A Câmara quando abre espaço para os jornalistas está abrindo espaço, também, para a cidadania. Nós fazemos as pautas de todos os setores todos os dias, mas a nossa pauta, a nossa história quase nunca é reconhecida. A CMB está dando o devido reconhecimento quando nos homenageia e nós somos muito gratos por isso”, destacou Franssinete.

Ao final da Sessão Especial membros da Academia Paraense de Jornalismo foram condecorados com o título de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Belém. Algumas personalidades também foram homenageadas, dentre eles, o Prefeito de Belém Edmilson Rodrigues, e o presidente da CMB Zeca Pirão com o título de Honra ao Mérito da APJ.