A Câmara Municipal de Belém realizou na manhã desta quinta-feira (04), Sessão Especial para debater o tema “Crimes Cibernéticos”, um tema muito atual e de grande importância para a sociedade. A proposição foi do Vereador Pablo Farah (Sem Partido).
“A Câmara faz seu papel chamando todos para a discussão de um conteúdo contemporâneo. Fico feliz em ter atingido o objetivo, aqui na CMB já apresentei dois projetos neste sentido, um criando matéria extracurricular na rede municipal de ensino e outro criando a Semana de Educação Tecnológica de Prevenção e Combate à Crimes Cibernéticos”, explicou Pablo Farah.
O crime cibernético é uma atividade criminosa que tem como alvo usuários de sistemas virtuais. Essa prática necessita de um computador ou uma rede de computadores ou um dispositivo conectado em rede. Não todos, mas a maioria dos crimes cibernéticos é cometida por cyber criminosos ou hackers que querem lucro financeiro ou cometer atos físicos ilícitos. No entanto, ocasionalmente, o crime cibernético visa danificar computadores ou redes por motivos invasivos ou algo do tipo. Nesses casos, as razões podem ser pessoais ou políticas. Em Belém também aconteceram casos de incitação à violência como no caso de veiculações via app de mensagens instantâneas e redes sociais, de possíveis ataques às escolas públicas e particulares do município.
Durante a Sessão, o Doutor e PHD, Thiago Ximenes, que possui vários estudos sobre o assunto fez uma palestra com tema: “CyberCrimes, Protegendo Crianças e Adolescentes”. A exposição foi muito produtiva e alarmante, principalmente em relação às famílias que possuem crianças e adolescentes em casa.
Na mesa principal estiveram presentes o Promotor de Justiça, Luiz Márcio Teixeira, o Deputado Estadual; Coronel Neil, o Coronel da PM; Kleverton Firmino, o Diretor da Semec Laurimar Farias, o Escrivão de polícia; Felipe Miranda e Matheus Fidalgo, assessor do Sindicato das Escolas Particulares.