Nesta quinta – feira (16), o Dia Nacional do Ostomizado foi discutido em Sessão Especial na Câmara Municipal de Belém. A proposição da Sessão foi o Vereador Renan Normando (Podemos).
No decorrer do evento, os convidados discutiram sobre os cuidados e o respeito que deve – se ter com a pessoa que passou por um procedimento chamado Estomia ou Ostomia, os dois termos estão corretos.
Estomia ou Ostomia é um procedimento cirúrgico que cria o estoma, um orifício, na parede abdominal ou na traqueia, de maneira definitiva ou provisória. É realizada com objetivo de construir um caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para eliminar a urina ou as fezes, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação.
Foi apresentado ao público que esteve na Sessão, o Serviço de Atenção à Pessoa com Estomia do Estado do Pará (SAPE), que funciona na Avenida Presidente Vargas, em Belém. Este, por sua vez, é um serviço de assistência especializada de natureza interdisciplinar às pessoas com estoma, objetivando sua reabilitação, com ênfase na orientação para o autocuidado, prevenção de complicações nas estomias e fornecimento de equipamentos coletores e adjuvantes de proteção e segurança.
Estiveram compondo a Mesa Diretora da sessão a Dr.ª Felícia Fiúza, defensora pública da 4ª Defensoria dos Direitos Humanos, a Sr.ª Edna Maria Gonçalves, presidente da Associação dos Ostomizados do Estado do Pará, a Sr.ª Daniele Cruz, presidente do COREN/PA, a Sr.ª Regina Ribeiro Cunha, prof.ª do Centro de Ciências Biológicas da UEPA e o Sr. Marco Normando, diretor do 1° Centro Regional de Saúde da SESPA.
Texto: Matheus Pontes
Fotos: Jackson Muriel / DICOS (CMB)