O vereador Matheus Cavalcante (Cidadania) informou sua participação em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (21), na Escola Bosque de Cotijuba, para debater a criação do 9º distrito do município de Belém, com sede naquela ilha. Segundo o vereador, 26 das 42 ilhas que compõem o entorno insular de Belém são administradas pela Agência Distrital de Outeiro (AROUT), na ilha de Caratateua. O agente administrativo, Maiken Souza, na opinião de Cavalcante, não consegue dirigir nem mesmo a ilha sede da AROUT, o que reforçaria, segundo ele, o desejo dos moradores das outras ilhas de criar um novo distrito e garantir dessa forma autonomia administrativa.

Entre as dificuldades enfrentadas pelos moradores de Cotijuba, Cavalcante destacou a questão do transporte, dizendo que eles dependem quase que exclusivamente de barcos. Embora antecipando as dificuldades financeiras que acompanhariam a criação de uma nova unidade administrativa, Cavalcante disse que “somente quem conhece a realidade da Região das Ilhas sabe da importância de se apoiar a criação de um novo distrito”.

“Hoje Cotijuba tem um potencial de desenvolvimento social e econômico absurdamente alto, mas não tem um olhar atento da atual gestão”, afirmou Cavalcante. A autonomia administrativa, no entendimento dele, mudaria a realidade atual da carência de serviços urbanos básicos, como a coleta de lixo, em Cotijuba e ilhas próximas.  O vereador pediu aos colegas da base do governo municipal que intercedam junto ao prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) no sentido de encaminhar um projeto ao Legislativo propondo a criação do novo distrito, dado que iniciativas dessa natureza são atribuição exclusiva do Executivo.

Texto: Socorro Gomes
Fotos: SERFO/DICOS

Os comentários estão fechados.