Cavalcante expõe dificuldades de transporte de populações de Outeiro e Mosqueiro

O vereador Matheus Cavalcante (Cidadania) fez um relato das dificuldades enfrentadas diariamente pela população do distrito de Outeiro. Cavalcante disse que o acidente que provocou a interdição da ponte de acesso à ilha, em janeiro deste ano, agravou ao extremo os problemas de mobilidade urbana dos moradores da ilha, que já eram muito sérios.

As consequências da dificuldade de transporte da população de Outeiro atingem setores importantes como os campos do trabalho e da educação. Segundo Cavalcante, um cidadão daquele distrito disputa uma vaga de emprego já em desvantagem em relação a pessoas que moram em outras áreas, porque empregadores estariam colocando na balança a dificuldade de acesso ao transporte dos moradores da ilha, que exige mais tempo e dinheiro. “A pessoa tem que pegar um barco numa praia em Outeiro, desembarcar em Icoaraci e de lá tomar um ônibus para Belém. Na volta, cansada, enfrentar tudo de novo. Isso é desumano”, protestou.

Na opinião de Cavalcante, entre as soluções para o transporte na ilha devem ser incluídos um trapiche digno e uma linha de transporte fluvial ligando o centro de Belém diretamente a Outeiro. Entende o vereador que não se deve esquecer que Belém é na verdade um grande arquipélago cujos cujos rios são, na maioria, navegáveis. “Tenho certeza que as hidrovias serão um dia o melhor caminho para Belém”, apontou. Cavalcante concluiu chamando a atenção para as dificuldades de transporte enfrentadas também por quem mora em Mosqueiro. “Morador de Mosqueiro não consegue sequer estudar em uma universidade ou faculdade em Belém, porque, principalmente após as 18h, não existe garantia de transporte para sua ida e volta”, lamentou.