O vereador Fernando Carneiro (PSOL) denunciou, da tribuna da Câmara Municipal de Belém, nesta terça-feira (7), o que viu como tentativa de intimidação da Comissão Eleitoral do Sindicato dos Jornalistas no Pará (Sinjor) e da Chapa 2 “Sempre na Luta” por membros da Chapa 1, inclusive com a construção e divulgação de fake news junto à categoria dos jornalistas. Ele manifestou solidariedade ao Sinjor e aos jornalistas Enize Vidigal, Carolina Pombo e Vito Gemaque, diretamente citados nas notícias falsas ou atingidos pelos “ataques desonestos de membros da Chapa 1”.
Carneiro relatou que a Chapa 1 é responsabilizada pela criação de fake news que consistiu na ida de uma pessoa à sede do Sinjor e posterior acusação de racismo, que supostamente teria sofrido por parte de diretores do Sindicato, os jornalistas Carolina Pombo e Vito Gemaque. “Por sorte, a conversa com essa pessoa no sindicato foi toda gravada e agora os jornalistas acusados estão denunciando na polícia esse crime”, completou.
Outra ação da Chapa 1 contra o Sinjor, como expos Carneiro, foi a acusação de parcialidade feita à presidente da Comissão Eleitoral, jornalista Enize Vidigal, com base, novamente, em fake news. O vereador disse que a jornalista é conhecida por sua competência e seriedade e que a campanha negativa feita pela Chapa 1 contra ela pode ter sido o motivo da demissão da profissional da empresa na qual trabalhava.
Texto: Socorro Gomes
Fotos: Jackson Muriel E Renan Alvares / Arquivo DICOS-CMB