O vereador Fernando Carneiro (PSOL), convidou os colegas e a população de Belém a participarem do ato “Cinco Anos Sem Marielle”, que acontecerá nesta terça-feira (14), em todo o Brasil, para pedir justiça e elucidação total dos assassinatos da vereadora carioca Marielle Franco, do PSOL, e seu motorista, Anderson Gomes, acontecidos em março de 2018.
Conforme Carneiro, o assassinato de Marielle tem ligações subterrâneas com a milícia (crime organizado integrado por policiais e ex-policiais) e indícios de autoria intelectual que apontam, inclusive, para o Palácio do Planalto quando ocupado por Jair Messias Bolsonaro (PL), ex-presidente da República. Os executores da vereadora, Ronie Lessa e Élcio de Queiroz, estão presos, mas os mandantes continuam desconhecidos.
“Impunidade aumenta a violência”, salientou Carneiro, juntando a informação de que no Brasil apenas 37% dos casos de homicídio são resolvidos. “As investigações acontecem, mas a justiça não consegue alcançar os responsáveis”, lamentou. Para ele, não se deve perder de vista, também, que o Caso Marielle não foi apenas mais um homicídio e sim um crime político, cometido por especialistas, inclusive “alguns vizinhos do ex-presidente no condomínio Vivendas da Barra”, como lembrou. Em Belém o ato acontecerá na frente do Solar da Beira, na área do Ver-o-Peso, às 17h.
Texto: Socorro Gomes
Fotos: Maickson Ribeiro