Carneiro anuncia início de despoluição visual com retirada de fiação morta de postes para junho

0

O vereador Fernando Carneiro (PSOL) prestou contas na tribuna, nesta quinta-feira (16), das providencias para retirada da fiação aérea obsoleta dos postes em Belém. Carneiro explicou que essa tarefa é objeto de estudo de um grupo de trabalho integrado por representantes das secretarias municipais de Urbanização (SEURB), de Meio Ambiente (SEMMA), da Equatorial, concessionária de energia elétrica, e das principais operadoras de telefone. Carneiro, autor da lei municipal que determina a limpeza dos postes de iluminação pública e despoluição paisagística aérea de Belém, também defendeu o início urgente da adoção de fiação elétrica e telefônica subterrânea.

“A ideia é começar a retirada da fiação obsoleta em 1º de junho”, adiantou Carneiro. O plano tem como meta principal a limpeza de 4.500 postes, instalados em corredores de grande fluxo, como as avenidas Governador José Malcher, Almirante Barroso, Duque de Caxias, Pedro Alvares Cabral e Senador Lemos, que foram gradativamente sendo cobertos por fios telefônicos e elétricos já desligados e obsoletos. Os postes também foram usados como depósitos de rolos de fios novos, que poderiam vir a ser utilizados ou não. A fiação, muitas vezes, como relatou Carneiro na justificativa da lei de despoluição paisagística aérea, desaba sob o próprio peso nas calçadas, passando a pôr em risco as vidas de pessoas e animais.

A operacionalização do planejamento colide com impasses como o mal hábito das operadoras de telefonia de abandonar fios novos ou velhos nos postes, como observou Carneiro. Ele exemplificou com o trabalho de colocação de postes novos na avenida Duque de Caxias pela concessionaria de energia elétrica. “E por quê que a Equatorial está botando postes novos mas mantendo os postes velhos? Porque os postes estão com fios das telefônicas, que não retiram esses fios. Ninguém tira fios em Belém. Todo mundo só coloca!”, protestou o vereador.

Texto: Socorro Gomes
Fotos: Renan Alvares/SERFO-DICOS

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade