Iniciativa visa a socialização/ressocialização de jovens e conta com o apoio do vereador Juá

Belém (PA)  Dezenas de craques reunidos no mesmo lugar. A ilha do Outeiro, mais um ano, foi cenário do Campeonato de Inverno, trabalho social promovido por um grupo de moradores que conta com o apoio do vereador Juá (REPUBLICANOS). O campeonato acontece todo ano e cerca de 20 times de diferentes agremiações concorrem ao primeiro lugar do pódio e ao prêmio máximo para os campeões. O marceneiro Lúcio de Abreu é o organizador do campeonato e explica: “o intuito desse trabalho é tirar o foco dos jovens da criminalidade que tem crescido bastante na Ilha do Outeiro e em todo lugar”. Lúcio está há mais de 10 anos a frente do trabalho, mas faz pouco mais de 3 anos que começou a direcionar o projeto para o esporte, tendo Juá como um importante aliado, “só tenho a agradecer toda ajuda que estamos recebendo para levar o projeto adiante. O vereador Juá está se dedicando muito no nosso projeto e essa parceria se tornou fundamental para alcançarmos o nosso objetivo, transformar vidas através do esporte”, disse.

Pelo menos 32 homens jogam em cada agremiação, cada time é de um bairro diferente do Outeiro, a arrecadação financeira é dividida entre elas para serem divididas as premiações que, segundo Lúcio, contempla o time vencedor com R$ 6.000,00, o segundo lugar com R$ 3.000,00 e o terceiro lugar com R$ 1.000,00; além de premiar jogadores que se destacam durante as partidas. O campeonato já é considerado como uma tradição no Distrito e a cada ano mais pessoas procuram a organização para participar. “contribuir para uma iniciativa tão importante como o esporte é um grande serviço prestado à nossa sociedade. O esporte é, além de ser questão de socialização e ressocialização, como sempre falo, também contribui para a saúde. O Campeonato de Inverno é mais uma iniciativa do viés esportivo que apoiamos com vistas para o bem-estar do futuro belenense”, disse Juá.

Atualmente a Região Metropolitana de Belém e outras Cidades do Estado, destacam-se num cenário violento e de aumento na criminalidade. Segundo pesquisas, uma das principais ferramentas para reverter essa realidade é o esporte, pois ajuda na socialização e ressocialização de pessoas que entraram para o mundo do crime e/ou das drogas. Como presidente da Comissão Permanente de Proteção à Criança e Adolescente na Câmara Municipal de Belém, Juá realiza trabalho nas comunidades através de palestras e serviços sociais gratuitos, além de fechar parcerias com organizações – sem fins lucrativos, para contribuir e investir na formação da juventude belenense.

OUTRA PARCERIA

Desde o início do seu mandato, Juá tem parceria com a OBEBOX, da Diretoria de Boxe Paraense e da FC Fight Comic, em que também reúne atletas da luta, de diversas categorias e de lugares diferentes para anualmente realizarem as competições. O projeto é organizado pelo professor Flávio Miranda e com outros representantes que ajudam na realização dos campeonatos.

Por Valter Lobato – assessor de comunicação do vereador Juá