Bia Caminha celebra passagem do Dia do Orgulho LGBT

A vereadora Bia Caminha (PT) registrou na tribuna da Câmara Municipal de Belém a passagem do Dia do Orgulho LGBT. “Essa data representa para nós a afirmação – sem medo, sem vergonha, sem estereótipos – do orgulho de ser quem somos”, defendeu.

Caminha disse que reconhece a importância de ser a primeira vereadora na história do Legislativo de Belém a assumir sem medo a condição de bissexual. “Mais do que o orgulho de ser quem somos precisamos garantir que o estado brasileiro, nas suas esferas de governo federal, estadual e municipal, invista orçamento e políticas públicas para garantia das nossas vidas”.

As estatísticas que mostram o Brasil como um dos países que mais matam pessoas LGBTQIA+ e primeiro lugar em assassinato de pessoas trans foram lembradas pela vereadora. As mortes e atos violentos que atingem as pessoas LGBTQIA+, segundo Caminha, se originam do simples fato de elas existirem.

Conforme a vereadora, o prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) declarou a defesa dos direitos da população LGBTQIA+ como um compromisso de campanha. “A prefeitura precisa assumir esse compromisso, hoje, no orçamento e no fazer político”, concluiu.

Se pronunciando em seguida, Lívia Duarte (PSOL) disse que entre as inúmeras dificuldades enfrentadas por essa população está também a inexistência de dados que orientem políticas públicas. Exemplificou com uma iniciativa, de sua autoria, destinada a incluir pessoas LGBTQIA+ em programas de habitação e que esbarrou no desconhecimento do número de possíveis beneficiários no município.