O vereador Igor Andrade (SD) registrou a passagem do 1⁰ de Maio lamentando a quantidade de trabalhadores desempregados no Dia do Trabalhador. “Estes não têm o que comemorar. E aos que estão trabalhando resta lutar muito para sustentar suas famílias diante dos preços altos. Está tudo infinitamente mais caro”, protestou.
Andrade lembrou da queda do dólar, na semana passada, noticiada amplamente e comemorada por muitos como um bom sinal para o mercado consumidor. “Baixou o dólar mas não baixou mais nada”, observou, exemplificando com os preços da gasolina e dos gêneros alimentícios como óleo de cozinha, arroz, feijão e cenoura, cujo quilo já se situa entre 15 e 20 reais.
Segundo Andrade, ações simples como dar preferência aos pequenos comerciantes na hora de fazer compras fariam grande diferença, não só para o consumidor como para a economia como um todo, mantida, no Brasil, pelo comércio informal e pequenos empreendedores. O vereador disse que a crise se alastra no mundo todo mas é catastrófica no Brasil, que já foi a 6ª economia do mundo mas hoje ocupa os primeiros lugares da fila de locais com maior desemprego.