O vereador Igor Andrade (Solidariedade), elogiou as últimas iniciativas dos governos federal, estadual e municipal em favor de Outeiro, na ilha de Caratateua.  Andrade relatou seu encontro, no sábado e no domingo, com o ministro das Cidades, Jader Filho, governador Helder Barbalho (MDB), prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), secretários estaduais e municipais, vários vereadores e líderes locais. A primeira parte da agenda foi uma visita à área de obras do projeto Viver Outeiro, retomado neste ano no âmbito do programa federal “Minha Casa Minha Vida”.

“Mais de mil casas populares cuja construção ficou parada na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que, como se diz, ‘não enfiou um prego numa barra de sabão’ em favor dessa obra”, afirmou Andrade. Uma injeção de verbas federais com contrapartida da Prefeitura de Belém reiniciou a construção das unidades habitacionais. “Quem estava lá testemunhou a alegria e a emoção das lideranças comunitárias da ilha pelo retorno dessa obra”, contou.

Andrade agradeceu ao ministro das Cidades, ao prefeito de Belém e ao governador do estado que, segundo ele, se esforçaram para articular a retomada das obras do Viver Outeiro junto ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). ”Sabemos que a política habitacional é prioridade do mandato do presidente Lula e com certeza essa também será uma pauta prioritária no Pará, que tem um déficit habitacional muito alto”, previu. O parlamentar também destacou como resultado do encontro de sábado, o anúncio pelo prefeito de Belém, de construção de um posto de saúde e de uma escola dotada de creche para atendimento das famílias do Viver Outeiro e das áreas próximas.

No domingo – relatou Andrade – governador, prefeito, ministro, vereadores e líderes participaram da entrega da nova ponte de Outeiro aos cerca de 100 mil habitantes de Caratateua. Ele lembrou das preocupações e pronunciamentos de vários vereadores com atuação na ilha desde que a ponte foi danificada e interditada, no ano passado. “A interdição causou muitos transtornos para quem visita, mas principalmente para os moradores de Caratateua”, observou. O problema da ponte, lembrou o parlamentar, até provocou uma reflexão sobre todo o sistema de transporte da Região das Ilhas.

Motivo de comemoração para Andrade também é a perspectiva de construção de uma Usina da Paz em Outeiro, projeto que já tem sinal positivo do governo estadual e ganhou novo impulso no domingo, a partir da disponibilização, anunciada por Edmilson Rodrigues, de um terreno com mais de 10 mil metros quadrados para que o estado instale o projeto. “O Usina da Paz é um projeto magnifico que, com certeza, é referência nacional, desejado tanto por Icoaraci quanto por Mosqueiro mas também merecido por Outeiro”, concluiu.