O vereador Lulu das Comunidades (PTC) abordou o início dos meses das grandes chuvas amazônicas e o cortejo de problemas que costuma acompanhar esse período em Belém, sobretudo na periferia. “Já temos várias comunidades enfrentando alagamentos pelos transbordamentos de canais pequenos e grandes”, expôs.
O distrito de Icoaraci foi o exemplo pinçado por Lulu para demonstrar o alcance e a gravidade das enchentes neste inverno. Enumerou pontos de alagamento no distrito: “Próximo à orla, perto da rua das Andradas, da São Roque, Eduardo Angelim, Águas Negras, Tenoné, Conjunto Maguary, 26 de Outubro e Comunidade Tocantins”.
Dentro de Belém, como pontos de grandes alagamentos, Lulu destacou os bairros do Una, Cabanagem e Curió-Utinga. Todos os locais sujeitos a enchentes na capital, como explicou o vereador, estão na área de influência de canais, que fazem parte de uma rede hidrográfica e se interligam.
Ele pediu à Secretaria de Saneamento (Sesan) que adote todas as providências para amenizar os alagamentos e suas consequências nos próximos meses, inclusive com a contratação de pessoal. Desde agora, salientou, as comunidades precisam de desobstrução de bueiros, capinação e retirada de entulhos e detritos.