Ação alusiva ao Outubro Rosa beneficia funcionárias e pacientes de hospital universitário em Belém

SERVIÇOS SOCIAIS FORAM REALIZADOS EM PARCERIA ENTRE O VEREADOR JUÁ COM A UNIDADE DE SAÚDE

Belém (PA) Uma das marcas registradas do mês de Outubro é a campanha nacional que ficou conhecida por estimular a prevenção do câncer de mama, intitulada “Outubro Rosa”. Como de costume, o vereador e presidente da Comissão de Proteção à infância da Câmara Municipal de Belém, Juá, não deixou de contribuir através dos seus projetos e serviços sociais gratuitos que oferece desde o início do seu mandato nos bairros da capital paraense. Desta vez, em parceria com o Hospital Universitário João de Barros Barreto, o parlamentar promoveu a ação “Mulher Destaque” para atender as funcionárias e pacientes da unidade com os atendimentos de designer de sobrancelhas, limpeza de pele e massagens.

O “Mulher Destaque” é um projeto reconhecido pela LDB, Lei de Diretrizes e Bases, e visa capacitar mulheres de baixa renda através de vários cursos profissionalizantes para ingressarem no mercado de trabalho. As turmas são formadas periodicamente e no final de cada curso é realizada a cerimônia de formação para entrega dos certificados. A ação já formou mais de 2.000 mulheres e atende aproximadamente 1.000 pessoas durante o trabalho social do vereador Juá nas comunidades belenenses. “Sabemos que a questão do desemprego persiste neste período pós-pandemia no âmbito do município de Belém, principalmente quando se trata do gênero feminino. Infelizmente, grande parte das mulheres ainda sentem dificuldades para garantir o seu espaço no mercado de trabalho e essa problemática é política também. Por isso fazemos a nossa parte, onde pudermos alcançar, alcançaremos, para gerar oportunidades às mulheres belenenses”, disse Juá.

Um cronograma de ações foi montado para as próximas semanas de 2022. Os profissionais que compõem a ação “Mulher Destaque” já preparam vagas para todos os cursos, bem como fichas de atendimento para os serviços sociais que serão oferecidos nos eventos. É o caso da Lucyana Ramos, “Faço parte do Mulher Destaque desde o início do projeto, é uma grande satisfação realizar esse trabalho com o vereador Juá, pois podemos acompanhar a evolução de muitas mulheres que viviam sem quaisquer perspectivas, muitas até se encontravam às margens da exclusão social. Ver que elas conseguem dar uma volta por cima, se profissionalizar até caminharem com as próprias pernas e garantir um bom emprego, é uma sensação indescritível. Amo fazer parte desta equipe e sei que muito mais será feito pelas mulheres nesta ação”, declarou Lucyana.

Por Valter Lobato – assessor de comunicação