O vereador Pablo Farah (MDB) anunciou a apresentação de projeto de lei de combate à adultização de crianças e adolescentes. A proposta institui o Programa de Prevenção à Adultização Infantil e Adolescente no município de Belém e objetiva proteger a população nessas faixas etárias de exposições precoces, responsabilidades, comportamentos e conteúdos incompatíveis com a idade.

“Nunca apoiaremos a violação ou restrição de direitos, mas meu projeto tem similar aprovado no Congresso Nacional é atual”, explicou Farah. Segundo ele, um dos efeitos da proposta é o combate à monetização de imagens de crianças. “Pais e responsáveis estão ganhando dinheiro nas redes expondo imagens de seus filhos”, alertou.

Na opinião de Farah, uma das razões da eficácia pretendida com seu projeto é o incentivo ao diálogo entre pais, professores e estudantes. “A internet tem limites sim. Sabemos que um problema enorme dos pais e responsáveis de hoje é o de limitar as redes frequentadas por crianças e adolescentes. Entre as consequências desse vicio em internet está a queda na qualidade do aprendizado”, apontou.

Segundo o vereador, embora alertados para o perigo representado pela internet sem barreiras, pais e responsáveis tem de dividir sua atenção com trabalho profissional e outras atividades. “E nesse tempo não sabemos com quem eles (filhos) estão se conectando, com quem estão andando. E as vezes acabamos perdendo nossos filhos para a droga ou a criminalidade. Precisamos enfrentar a situação e falar disso”, defendeu.

Texto: Socorro Gomes
Fotos: Jackson Muriel/Renan Alvares – SERFO/Arquivo DICOS

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade