Sessão Especial reforça a importância da doação de sangue

Na manhã desta segunda-feira (29), a CMB realizou uma Sessão Especial que discutiu a situação da dificuldade da doação de sangue no município de Belém e a importância do ato. O requerimento foi de autoria do vereador Josias Higino (Patriota).

“Há muitas pessoas que sentem medo ou dificuldades em doar sangue, nosso objetivo foi promover a conscientização e foi isso que nós fizemos. Agora nós estamos realizando uma maratona para aumentar os estoques de sangue. Há 15 anos atrás eu precisei da doação de sangue, a conscientização que nós realizamos é a conscientização da multiplicação”, pontuou o vereador Josias Higino.

O presidente do Hemopa, Paulo Bezerra e diretores do Hemocentro estiveram presentes na sessão.

Critérios para doação

• Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Estar bem alimentado (não precisa estar em jejum);
  • Bebidas alcoólicas: evitar ingestão no dia anterior e no dia da doação;
  • Cigarro: é preciso evitar até duas horas depois da doação;
  • Período menstrual: não é impedimento, a mulher pode fazer a doação neste período;
  • Piercing e tatuagem: deve aguardar um ano para realizar a doação depois de fazer.

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho). Mulheres podem doar sangue de 3 em 3 meses e, homens a cada 2 meses.

COVID-19 e os critérios adotados

• Quem apresentou sintomas da doença pode fazer a doação 30 dias após a cura total (término dos sintomas);
  • Se a pessoa teve contato com alguém positivado para o vírus, deve aguardar 14 dias para fazer a doação (se não manifestou nenhum sintoma);
  • Quem tomou a vacina contra a Covid-19 pode realizar a doação após o intervalo de 2 a 7 dias da aplicação;
  • Em caso de reinfecção da doença, o doador deve aguardar 30 dias após a cura total (término dos sintomas) para nova doação.