As secretarias estadual e municipal de Saúde foram cobradas acerca de providencias relativas à Covid-19, na Câmara Municipal de Belém, nesta quarta-feira (3), dividindo as atenções com a questão da violência contra a mulher e o respeito a parlamentares do sexo feminino. A primeira sessão plenária ordinária do início desta 19ª Legislatura foi presidida pelo vereador Bieco (PL)
O risco representado pela aglomeração nos transportes públicos de Belém foi a preocupação manifestada pelo vereador Mateus Cavalcante (Cidadania). Ele informou que se empenhará no sentido de aumentar a fiscalização nos ônibus e que também entrou em contato com empresários para se informar sobre o que está sendo feito pelo setor e cobrar mais cuidados, tanto para os usuários quanto pata os trabalhadores dos coletivos.
Emerson Sampaio (PP) destacou que já apresentou projeto de lei dispondo “sobre a obrigatoriedade da instalação de cabines de desinfecção em empresas e centros comerciais passíveis de aglomeração de pessoas, enquanto perdurar a pandemia do novo coronavírus no Município de Belém”. Lamentou que sua proposta, aprovada pela CMB em dezembro do ano passado, tenha sido vetada integralmente pelo então prefeito Zenaldo Coutinho.
- Vereador Miguel Rodrigues
- Vereador Emerson Sampaio
Miguel Rodrigues (Podemos) adiantou que apresentará projeto de lei para que a Sesma informe, em cada uma de suas unidades, com banners e cartazes de fácil visualização, o trabalho e procedimentos médicos e ambulatoriais feitos no local.
Já a vereadora Enfermeira Nazaré (PSOL) explanou sobre violência contra mulher e defendeu que seja implementada nas escolas a discussão sobre a lei Maria da Penha. Ainda em sua fala, a parlamentar pediu a todos os colegas vereadores que ajam com mais respeito para com as mulheres daquela Casa, vereadoras e servidoras.
A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 9 de fevereiro.



