A situação das feiras de Belém dominou parte dos pronunciamentos na Câmara Municipal de Belém, nesta terça-feira (9), com elogios a iniciativas do prefeito Igor Normando de acelerar obras e abrir diálogo com lideranças dos feirantes. Em feiras como a do Guamá, como salientou Igor Andrade (Rede) existe o compromisso formal do gestor de entregar obras de qualidade antes da COP 30.
Josias Higino (PSD) fez uma retrospectiva das obras de reforma e revitalização em feiras e mercados iniciadas ainda na gestão do prefeito anterior, Edmilson Rodrigues. “Principalmente as feiras da Terra Firme, Pedreira e Guamá, estavam inacabadas quando o prefeito Igor assumiu. Estavam um caos, com prazos de entregas vencidos e sem previsão de conclusão”, afirmou.
Embora lamentando não ter sido convidado para o encontro, Higino comemorou a reunião do prefeito Igor Normando com os feirantes do Guamá, na segunda-feira. “Agora vemos que está havendo diálogo real entre a prefeitura e os feirantes”, enfatizou. “Passo duas vezes por semana na feira da Terra Firme. O antigo gestor fez uma inauguração às pressas de uma obra inacabada. Já o compromisso da gestão de Igor Normando é entregar obras de qualidade. Parabenizo os feirantes que lutam em busca de respostas, porque todos merecem ambientes de trabalho dignos para ganhar seu pão de cada dia”, concluiu.
Igor Andrade (Rede) também parabenizou o prefeito pela resposta aos feirantes do Guamá. “Eles estavam reivindicando, com justa razão, a conclusão das obras, e o prefeito Igor Normando estabeleceu rapidamente um diálogo com os representantes. E então foram definidos prazos para entrega de partes da feira antes da COP 30”, explicou.
Segundo Fabio Souza (MDB), na reunião com o prefeito Igor Normando, os feirantes salientaram que nunca, antes, tiveram oportunidade de debater seus problemas com um prefeito. Somente agora, conforme Souza, na condição de comentarista político de um jornal da capital, é que o ex-prefeito Edmilson Rodrigues apresenta soluções que não adotou durante sua gestão.
Texto: Socorro Gomes
Fotos: Jackson Muriel/Renan Alvares – SERFO/Arquivo DICOS