O vereador Roni Gás (MDB) solicitou obras de melhorias urgentes na rodovia BL-13, que dá acesso à Baía do Sol, na ilha de Mosqueiro, que, segundo o vereador, está intrafegável. Embora reconhecendo as dificuldades financeiras do governo municipal, o vereador pediu que o prefeito Igor Normando (MDB) coloque as estradas que cortam a ilha na lista de prioridades das obras da atual gestão. Também pediu que os demais vereadores apoiem o encaminhamento de um apelo ao ministro das Cidades, Jader Filho, para melhorar o setor de mobilidade de Mosqueiro.
Em aparte, Pablo Farah (MDB) sugeriu a criação de um grupo parlamentar de trabalho em favor de Mosqueiro, destacando a necessidade de obras de reforma e pavimentação da malha viária da ilha. Os moradores da Baia do Sol, segundo ele, estão isolados, sem estrada de acesso e sem transporte público. “Temos de fazer uma comissão para ir ao governador e pedir a intervenção do estado para execução de melhorias na BL-13, que tem cerca de 10 quilômetros”, solicitou.
Também aparteando, Tulio Neves (PSD), vereador que já morou em Mosqueiro, destacou a importância da BL-13, que corta várias localidades, como Sucurijuquara e Ipixuna, antes de terminar na Baia do Sol. Neves disse que os moradores caminham da Baia do Sol até Carananduba, por uma estrada esburacada, sem acostamento e perigosa, para conseguir acesso a transporte público. Muitos trabalham fora da ilha, em Belém e municípios vizinhos e enfrentam essas dificuldades diariamente.
Texto: Socorro Gomes
Fotos: Jackson Muriel, Renan Alvares – SERFO/Arquivo DICOS