O vereador Igor Andrade (Rede) disse que a faixa azul, destinada ao tráfego de motociclistas, já é uma realidade em vias de grande circulação como a avenida Pedro Alvares Cabral. “Mas, infelizmente, alguns motociclistas ainda insistem em ocupar as ciclovias ou as ciclofaixas. É um absurdo. Uma falta de sensatez e de responsabilidade com a vida deles e as dos outros”, criticou.
Andrade enfatizou que somente na Padro Alvares Cabral já funcionam cerca de cinco quilômetros de faixa azul, mas, segundo ele, motociclistas invadem a ciclofaixa, destinada a bicicletas, e circulam nos dois sentidos. “Se tem espaços demarcados para ciclistas, motociclistas e carros, cada um respeitando sua faixa, tem tudo para dar certo”, enfatizou.
Entende Andrade, que as seguidas infrações exigem mais fiscalização, mas também mais conscientização da população. “Ficam com raiva dos radares e das ‘araras’, mas esse equipamento é para coibir abusos. Só quem tem medo de fiscalização e de radar é quem vai andar fora da lei: quem para em cima da faixa de pedestres, quem estaciona na calçada, quem anda na contramão, quem invade a ciclofaixa. Nestes dias vi vários caminhões estacionados na ciclofaixa da avenida José Bonifácio”, exemplificou.
Texto: Socorro Gomes
Fotos: Jackson Muriel – SERFO/Arquivo DICOS