O vereador Michell Durans (PSB) disse ter sido procurado por um grupo de mototaxistas que buscam soluções para uma serie de problemas que se arrastam há anos e que até se agravaram a partir da regularização proposta e efetivada ainda na gestão de Zenaldo Coutinho na Prefeitura de Belém.
Durans lembrou que em 2017 o então prefeito Zenaldo Coutinho definiu em lei a regularização da atividade dos mototaxistas. A partir da publicação da lei a categoria deveria se cadastrar e se submeter às exigências da lei. De acordo com o vereador, cerca de 2.800 mototaxistas buscaram o cadastramento, compraram motocicletas novas e se comprometeram a pagar o Imposto Sobre Serviços (ISS).
“Mas, lamentavelmente, essa permissão e essa lei geraram diversas obrigações apenas para a categoria, sem a contrapartida da Prefeitura, que deveria, por exemplo, instalar pontos de mototáxis e espaços adequados a essa atividade”, criticou o vereador. Segundo ele, atualmente, em decorrência da falta de apoio público, quase todos os mototaxistas que se cadastraram em 2017 estão negativados. “Já pedi agenda ao prefeito Igor Normando para resolver esse problema”, anunciou.
Texto: Socorro Gomes
Fotos: Jackson Muriel/Renan Alvares – SERFO/Arquivo DICOS